iArtigos - Visualizando artigo

ENTENDA OS CÁLCULOS DA TAXA DE CONDOMÍNIO:

ENTENDA OS CÁLCULOS DA TAXA DE CONDOMÍNIO:

É comum condôminos queixarem-se sobre o valor da taxa de condomínio e incertezas sobre sua exata cobrança. Para compreender melhor a formulação da taxa de condomínio seguem algumas dicas de nossos especialistas;

 

1º IDENTIFICAR O QUE É COBRADO

A composição da taxa de condomínio pode diferir entre condomínios. Informe-se sobre quais despesas estão inclusas no valor final do pagamento.

2º IDENTIFICAR COMO É REALIZADA A DIVISÃO DAS DESPESAS

Em regera a Convenção Condominial deve prever a forma da divisão das despesas, seja pela fração ideal do solo, igualitariamente ou pelo consumo.

Esse ponto é importante principalmente em virtude dos condomínios com apartamentos de metragens diferentes. Nesses casos, se a divisão das despesas for realizada pela fração ideal é muito provável que tenham taxas de condomínio com valor diferenciado.

3º DESPESAS INCLUSAS

Em alguns condomínios as ligações de água e gás são comuns e vêm inclusas para pagamento na taxa de condomínio.

4º CONDOMÍNIO POSSUI FUNCIONÁRIOS?

Normalmente, as despesas com pessoal representam a maior parte das despesas do condomínio. Deverão somar aqui os salários, encargos trabalhistas, auxilio alimentação, transporte, plano de saúde, seguro de vida, uniformes e inclusive a provisão mensal para pagamento de férias, 13º salário e salário do funcionário durante o período de férias dos demais.

5º FUNDO DE RESERVA

Valor cobrado mensalmente (normalmente 10% das despesas). É uma reserva de segurança para casos de gastos emergenciais, como rompimento de tubulação ou acidentes, que podem ter um custo excessivo. A cobrança mensal deste valor, evita que em uma situação dessas, haja necessidade de aumentar a taxa de condomínio ou realizar uma cobrança emergencial.

6º OUTROS GASTOS E DESPESAS

Por fim, o condomínio apresentará gastos ordinários com material de limpeza, manutenção de elevadores, serviços de vigilância eletrônica, honorários de síndicos, administradora, energia elétrica, etc. Também algumas despesas poderão ser cobradas por manutenções periódicas e obras que forem realizadas. Nesse ponto, vale sempre exigir da administradora e síndico quais gastos foram realizados, com a descrição exata do serviço ou compra e o valor pago.

 

A CONTRAT SERVICE CONTABILIDADE DE EMPRESAS & CONDOMÍNIOS

Trabalhamos com um sistema claro de demonstração das despesas. Os condôminos recebem mensalmente o \"RATEIO\". Nesse documento estão todos os gastos que serão divididos entre as unidades em determinado mês.

Optamos por um modelo de rateio claro e objetivo, dessa forma o morador pode facilmente identificar quais serviços / compras foram realizados e o valor gasto. Assim, é possível consultar, sem dificuldades, o caderno da prestação de contas mensal e verificar o comprovante de contratação do serviço.

Em nossa gestão, a taxa de condomínio é dividida e explicada de forma que o morador saiba exatamente quanto está pagando pelos serviços.

 

*     Ainda tem alguma dúvida? Encaminhe uma mensagem para nossos especialistas.

 contrat@contratservice.com.br 

 

Considerações: O conteúdo desta matéria tem como propósito levar o conhecimento e a orientação no tocante à boa administração de seu condomínio. Contudo, a Empresa não se responsabiliza por quaisquer decisões que possa ser tomada valendo-se apenas da matéria exposta e sem a consulta de um especialista naquilo em que o assunto e/ou decisão assim possa exigir.


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.